A Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016 traz um tema amplo e que vem de encontro com a situação atual do mundo: o desenvolvimento sustentável. O tema exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação.

Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável.

O leite materno é o alimento ideal para o bebê nos primeiros anos de sua vida . É de grande importância para sua sobrevivência, pois atende todas as necessidades nutricionais, imunológicas e psicológicas do recém-nascido. O leite é livre de impurezas, fresco, disponível na temperatura ideal e facilmente digerido pela criança.

O aleitamento materno possibilita a formação de uma ligação afetiva entre mãe-filho, através do contato físico, o que facilita a união entre eles. A criança pode começar a mamar logo após o nascimento ainda na sala de parto, só trazendo vantagens para a mãe e recém-nascido.

SMAM 2016 Leite Alimentação www.annagrecco.com.br campanha SMAM 2016 Leite Alimentação www.annagrecco.com.br campanha SMAM 2016 Leite Alimentação www.annagrecco.com.br campanha SMAM 2016 Leite Alimentação www.annagrecco.com.br campanha SMAM 2016 Leite Alimentação www.annagrecco.com.br campanha SMAM 2016 Leite Alimentação www.annagrecco.com.br campanha

Fotos: Anna Grecco / Fonte: www.ibfan.org.br